segunda-feira, 3 de junho de 2013

Aprendendo a Perdoar como Jesus perdoou

"Quando vocês perdoam alguém, eu também perdoo. Porque, quando eu perdoo, se é que, de fato, tenho alguma coisa a perdoar, faço isso por causa de vocês, na presença de Cristo, a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele." 
2 Corintios 2:10-11

Perdoar não se baseia apenas na necessidade da limpeza da consciência ou na remoção da raiva. O perdão vai além disso. Acredito que Deus começou a trabalhar isso no meu coração. Quando me deparei com tudo o que eu já vivi - pareço uma senhora falando - a impressão que tenho é que às pessoas a quem mais me doei mais me machucaram.  A quem pude me afastar, me afastei. Mas como conviver com alguém que, segundo a regra, deveria amar e cuidar de você, mas não faz? E como ter uma lembrança amarga de alguém e viver ignorando isso? 
Eu ajoelhava, orava pedindo justiça, dizendo pra Deus que eu não gostava da pessoa porque ela me fazia mal, como se justificasse a minha conduta. E a primeira resposta foi, "Filha, Jesus nunca disse que você deveria amar apenas alguns, mas a todos." Comecei a orar para amar, orava e orava, mas as pessoas continuavam a me machucar e isso me afetava. Acabei odiando a ideia de ter que amar. 
Foi aí que eu entendi, de uma forma um pouco mais profunda, o que é a Graça de Deus. Todo esse desespero, gerou um transtorno de ansiedade, acabei sofrendo com vários efeitos psicossomáticos e tive que ceder ao tratamento com medicação, que até então tinha preconceito. 
"Você precisa perdoar. A falta de perdão está te consumindo." Eu ouvi isso.
Já decidi perdoar várias vezes, mas não era algo consumado em meu coração. 
"Tente mais uma vez. Ore diariamente por isso. Queira perdoar." 
Comecei a orar, dizendo que perdoava e abençoava as pessoas por quem me sentia injustiçada. Fui ministrada pelo amor de Deus, que dizia que me amou tanto que, ainda que sofrendo toda a injustiça, sofrendo toda a dor, aceitou me perdoar. Eu o machuquei mais que todos e Ele perdoou meus pecados sem ficar com mágoas ou rancor. 
Como eu não perdoaria a alguém que Jesus já perdoou? 
Assim, eu negaria a Graça que eu mesma recebi. Não ouso dizer que entendo e pratico isso totalmente. Mas não estou satisfeita comigo, eu quero aprender mais, eu preciso de Jesus. 


"Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:14


Ana C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário